ArtVale - Feira Internacional de Cultura e Artesanato - Parte 1

Repórter por um dia... Foi assim que me senti um pouquinho hoje... :)

Fui até a feira ArtVale que está acontecendo aqui em São José dos Campos - SP no Espaço Cassiano Ricardo... Levei máquina fotográfica e caderninho de anotações pois estava decidida a mostrar a vocês um pouquinho dessa feira!
.
Um passeio em plena segunda a tarde (privilégio de artesã, que pode trabalhar no Domingo a noite pra passear na segunda hehehe) muito bem acompanhada! Meus pais Nelly e Francisco, e as sobrinhas Juliana e Letícia foram comigo pra apreciar um pouco do artesanato brasileiro e também de outros países!
.


Isso mesmo! A ArtVale é uma feira de cultura e artesanato que reuniu mais de 20 países e 15 estados brasileiros! Falando assim , parece uma feira enoooooorme! Mas num é não! Bem modesta em termos de tamanho se comparada a outras feiras! Mas sem dúvida nenhuma com peças muito interessantes pra apreciar e comprar!

.
Como tem muita coisa pra mostrar, vou dividir a visita em duas partes! Primeiro vou falar do artesanato brasileiro! Amanhã coloco a parte 2, com o artesanato de outros países!

Pra começar fui até os artesãos/expositores de São José dos Campos, que infelizmente eram poucos! Mas pelo menos estavam presentes com sua arte e simpatia!

.


Falei com as artesãs Maria das Graças e Rita que juntamente com Maria do Carmo, criam peças em fuxico, feltro, crochê... Um pouquinho de tudo!
.

Muitas flores!

Lindas almofadas! Super diferentes!

Chaveiros em feltro e crochê


Um espelho decorado com fuxicos! Uma idéia simples e linda!

Sobrinhas Juliana e Letícia e meu pai Francisco na frente do estande
.
Depois conversei um pouquinho com Dona Holanda e vi sua arte com crochê!



Minha sobrinha Letícia com o chapéu de crochê! Uma fofa!

Depois conheci a simpática Márcia e seu artesanato com conchinhas!
.

Fiquei encantada com a diversidade de peças que ela cria com conchinhas! Pura criatividade! Vejam só!


Flores...



Pombinha ...

Enfeites de parede, espelhos...


Muitos bichinhos...
.
Ela me contou que tudo começou com a mãe Sueli... Ela aprendeu e hoje as duas trabalham juntas! Usam conchas encontradas no Litoral norte de São Paulo, aqui bem pertinho de São José!
.
A Márcia expõe suas peças todos os fins de semana em São José. Aos sábados na feira da Praça Afonso Pena e aos Domingos na feira do Aquarius.
.
A corujinha abaixo comprei pra minha mãe! Ela adorou e não podia ficar sem uma lembrancinha! Ela adora corujas! Mais uma pra coleção!

Saindo de São José dei um pulinho em Alagoas...
.
Com seus lindos bordados, peças com palha de buriti e o famoso Filé!
.






De Alagoas para Tocantins... Um tipo de artesanato que eu ainda não conhecia... Vejam só a foto abaixo, se as peças não parecem feitas de ouro!!!

Parece mas não é... É tudo capim dourado. Uma espécie de capim que só existe na região do Jalapão no Estado do Tocantins! Isso aí, não tem em nenhum outro lugar do mundo!
.
O capim dourado são esses fios que estão no vaso acima ... E com eles os artesãos fazem vários tipos de peças! Vasos, bolsas, carteiras, mandalas, brincos, colares, pulseiras, tiaras, relógios... Enfim, tudo muito caprichado! De encher os olhos!

Do Tocantins voltamos pra São Paulo...
.
Agora Carapicuíba na Grande São Paulo! Lá conheci o Wilson que mostrou e contou um pouquinho do seu trabalho com reutilização de vários tipos de lata...
.
São vários tipos de cabideiros, abajures, suportes, enfeites! Tudinho feito com lata! O Wilson me contou que o filho de 15 anos faz as rosas... Não são lindas????



Gostei também do Cantinho do Chinelo! Que a repórter de primeira viagem aqui esqueceu de perguntar da onde era! Eita!!!
.
Meias quentinhas pra dormir nesse inverno! Delícia!
.
E pra finalizar a viagem pelo Brasil, conheci o estande Tece Brasil (http://www.tecebrasil.com/ ), de Areado - MG.

O que me encantou não foram apenas as peças caprichadas e lindas feitas em tear manual, mas também a simpatia do seu Evaristo! Conversamos um tempão! Ele explicou tudo tintin por tintim... São peças criadas pela esposa dele Cecília Miranda...
.
Ele me mostrou como o tear manual é rico e as inúmeras peças que eles fazem! São tapetes, cobre-leitos, mantas de sofá, toalhas de mesa, ponchos, cachecóis e outras peças de vestuário, jogos americanos, caminhos de mesa, capas de almofadas e muito mais! Todas as peças feitas com material de qualidade como chenille e algodão...

Capas de almofada

Jogo de lavabo

Cachecóis e ponchos... Muito macios...


Mini redes... Para bonecas ou ainda para os bichinhos... Seu Evaristo disse que os gatos e cachorros adoram...

Jogo americano


Estande grande, com muita variedade

E Seu Evaristo como bom vendedor que é, me conquistou com esse poncho quentinho, macio e lindo! Trouxe pra casa! Olha euzinha, aí posando de modelo! :)
.

Essa é apenas uma pequena amostra da parte brasileira da feira! Tinha muito mais!! Amanhã vou mostrar um pouquinho do artesanato dos outros países!
.
Espero que tenham gostado! Não sou nenhuma repórter, jornalista ou fotógrafa (muito menos modelo kkk)! Mas fiz o que pude, pra mostrar um pouquinho pra todos dessa feira imperdível que está acontecendo em minha cidade! E também pra prestigiar um pouco o artesanato, que graças a Deus, está aos pouquinhos ganhando o seu valor.
.
Se você é da região não pode deixar de visitar! A feira está no Espaço Cassiano Ricardo em São José dos Campos, e vai até o dia 9 de maio das 14hrs as 22hrs. Mais informações no site: http://www.feiraartvale.com/
.
Quem quiser conversar a respeito também pode entrar em contato comigo, através do e-mail: artemimos@gmail.com

18 comentários:

Betabijoux e Artesanato disse...

Prí, vc não é reporte naõ ,mais explicou tudo direitinho, parecia que eu estava lá, adorei !!E vc como modelo tb ficou show!
beijo

Vivian Varandas disse...

Amei Pri... já estou esperandoa 2ª parte...

Eu acho lindas essas bolsas e carteiras de palha...
E essa palha dourada tem uma loja no shopping aki de Santos q só vendem esses produtos e são bem carinhos.... mas lindos!!!

bjão e até a 2ª parte :o)

Unknown disse...

Nossa adorei a reportagem,muito legal vc se saiu muito bem vou esperar a parte 2 rsrs,bj

Angelita Lira disse...

Pri, eu adorei a sua reportagem sobre a feira de artesanato que coisa boa, poder ir visitar um espaço bacana assim... amiga que inveja mas é uma inveja boa ok parabéns adorei as fotos tudo muito bem explicado ficou super hiper legal.
Bjus

Fê Almeida disse...

Oi Pri!!!
Que feira linda!!!
Obrigada por compartilhar.Você está uma ótima reporter.
Bjs!!!

annamab disse...

PRI.
VC. É ESPECIAL.

VIU, GOSTOU, PRESTIGIOU,PARTICIPOU COM SUA SIMPATIA E DIVIDIU COM TODOS COM A MAIOR HUMILDADE E QUERENDO OFERECER AOS QUE Ñ. PODEM USUFRUIR DE TAMANHA BELEZA, DEIXOU AQUI UM PRESENTE.
MINHA AMIGA VC. É D+++++++++

MORO NO RIO COMO SABES, E ADOREI SEU PRESENTE!!!
MUITA LUZ

ANNAMAB disse...

AH! IA ESQUECENDO DE DIZER!
VC. ESTÁ LINDA COMO REPORTER E COM ÊSSE ADERÊÇO, LINDA!!!!!

Mon disse...

Priscila, que idéia formidável!
Alem de ser uma ótima artesã, também é uma ótima reporter.

Parabéns.

Anônimo disse...

Q maravilha!
Estou boque-aberta, até agora!
Qta coisa bonita!
C/o o artesanato é rico e c/o as(os) artesãs(os)são criativos.
Aquelas presílias parecem de porcelana.
As rosas de lata, c/o são bem feitas! Se v não falasse, não dizia ser de lata. E os trabalhos em conchinhas...
BJS
Shirley

Unknown disse...

Que excelente reportagem! Parabéns pelo seu blog!

Conheça o meu trabalho visitando o meu site www.gostosecaprichos.com.br

Ou através do meu orkut e facebook " Gostos e Caprichos"

Um Beijo!

tia Ném disse...

Nossa! Priscila, quanta informação! Adorei!! Deve ser maravilhoso visitar uma Feira assim, um dia irei, com certeza! Boa noite! Bjs: Tia Ném.

(olivais17) disse...

AMADINHA PRI TUDO BEM? MININA TO BOBA, NOSA TANTA COISA LINDA,FIQUEI ENCANTADA COM AS BONECAS,O CROCHE E AS FLORES.BEIJOS COM CARINHO.

lu @rtes disse...

Olá Pri,eu também adorei sua reportagem,se saiu muito bem como sempre, há e não vou perder o programa sabor de vida , estou louca pra aprender mais umas de suas artes, beijos e obrigada

Anônimo disse...

ola tudo bem eu adorei o ursinho panda que voce fez na bete adorei porque eu adoro artesanato e faço alguns tipo de artesanato mas nao com feltro queria que voce me cadastrace no seu blogue e gostaria de saber se voce faz outros tipo de artesanato obrigado e ate breve

artemanha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
artemanha disse...

(obs.: exclui o anterior, pois errei o nome do programa...perdão!!!rs)
olá, vi você no programa Sabor de Vida e a-d-o-r-e-i...aliás, sou de Taubaté, mas, moro aqui em São José dos Campos há 2 anos...rs...infelizmente, não pude ir à Artvale, porém, você mostrou tudo direitinho e achei o máximo...parabéns por seu trabalho, pelo blog, enfim, pela sua disposição em agradar seus leitores...beijos...

Unknown disse...

Amei o site , me favoreceu muito! Ando a procura de uma maneiera pra fazer uma feira artesanal aqui no meu municipio Carira se. obrigado e muita luz a todos...

Anônimo disse...

Ótimos trabalhos, vou me informar para expor meus trabalhos também...sou de São José dos campos valeu!!

Postar um comentário