Essa semana é a semana do folclore e pra comemorar estarei no programa Sabor de Vida da TV Aparecida ensinando a fazer dois fantoches de personagens do nosso folclore: Saci Pererê e Iara.

Não percam! O programa começa as 15:20!
Pra saber como sintonizar na TV aberta e na parabólica é só acessar: http://www.tvaparecida.com.br/cobertura_sinal.php
Pra quem tem SKY o canal é o 24. E por fim, quem não tiver como assistir pela TV pode tentar esse link da net: http://www.ligg3.com.br/tv/ao_vivo/tv_aparecida.htm
Não é sempre que funciona, mais não custa tentar, né?
Muita gente conhece as lendas ao redor desses personagens, mas pra relembrar e divulgar, segue abaixo um resumo dessas lendas:
Saci Pererê
A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele.
Seu nome no Brasil é de origem Tupi Guarani. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno.
Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos. Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa.
Diz também a lenda, que os Sacis nascem em brotos de bambus, nestes eles vivem sete anos e após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.
O Saci é conhecido como um moleque que apronta muitas travessuras, tais como: quebrar os ovos das galinhas, tira leiter da vaca, fazer a comida queimar, trançar o rabo dos cavalos, esconder objetos, entre outros...
Iara
Também conhecida como a “mãe das águas”. De acordo com a lenda, de origem indígena, Iara é uma sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos.
A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto.
As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam.
Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.
Origem da personagem
Contam os índios da região amazônica que Iara era uma excelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiava muito. Certo dia, os irmãos resolveram matar Iara. Porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa.
Após ter feito isso, Iara fugiu para as matas. Porém, o pai a perseguiu e conseguiu capturá-la. Como punição, Iara foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.
-----
E como não podia deixar de ser, abaixo os moldes, lista de materiais e passo a passo dos dois fantoches! Pra imprimir os moldes do tamanho correto, basta que cada uma das partes (são 5), fique do tamanho da uma folha A4.
Divirtam-se e qualquer dúvida, entrem em contato pelo e-mail: pripri.cunha@gmail.com
Fantoche do Saci


Materiais:
Feltro nas cores preto, vermelho, branco, bege e laranja
Linhas de ponto cruz nas mesmas cores do feltro
Enchimento
Cola quente
Agulha
Alfinetes
Passo a Passo:
1-) Corte as peças de acordo com o molde. Atenção que a parte de trás do saci não deve ter a perna.
2-) Borde o risco da boca nos lábios do Saci com linha preta e ponto atrás.
3-) Aplique a brasa no cachimbo com ponto palito e depois costure as duas partes do cachimbo com ponto caseado.
4-) Cole o short e o gorro no Saci com cola quente. Cole com atenção pois a parte da frente de trás devem ficar na mesma posição.
5-) Aplique a boca no rosto do Saci com ponto palito
6-) Una as duas partes com ponto caseado. Costure apenas as laterais. A parte de baixo deve ficar aberta!
7-) Faça um fuxico para o nariz e encha
8-) Cole o nariz, os olhos e o cachimbo com cola quente
Fantoche da Iara



Materiais:
Feltro nas cores pele, preto, verde claro, laranja e branco
Linhas de ponto cruz nas mesmas cores do feltro
Retalhos de tecido
2 miçangas
Cola quente
Agulha
Alfinetes
Passo a Passo:
1-) Corte as peças de acordo com o molde.
2-) Borde a boca e o nariz da Iara com ponto atrás
3-) Cole a cauda e a ponta da cauda com cola quente. Cole com atenção pois a parte da frente e de trás devem ficar na mesma posição.
4-) Una as duas partes com ponto caseado. Costure apenas as laterais. A parte de baixo deve ficar aberta.
5-) Cole os cabelos no rosto da Iara com cola quente
6-) Una as duas partes do cabelo com ponto caseado
7-) Faça dois fuxicos com 10cm de diâmetro e coloque uma miçanga no meio
8-) Faça uma flor de fuxico
9-) Cole os olhos, a flor de fuxico nos cabelos e os fuxicos redondos no corpo.