Eu mesma admito que poderia fazer muito mais pelo meio ambiente! Do banho mais rápido ao menor consumo de energia... Mas se é dificil tomar várias atitudes ecológicas de uma vez, pelo menos temos que tentar ir aos pouquinhos mudando nossos hábitos.
Pesquisei na internet uma lista de atitudes ecológicas... Coloquei algumas aqui! Embora muitas delas todo mundo esteja cansado de saber, não custa nada lembrar, né?
Tampe suas panelas enquanto cozinha
Parece óvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.
Cozinhe com fogo mínimo
Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.
Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez
Evite o o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc…
Compre um ventilador de teto
Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.
Use somente pilhas e baterias recarregáveis
É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.
Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.
Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético
Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).
Nunca é demais lembrar: recicle
Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).
Utilize uma sacola para as compras
Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.
Plante uma árvore
Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.
Ande menos de carro
Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.
Quando for trocar de carro, escolha um modelo menos poluente
Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Em cidades como São Paulo, onde no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes para ficar parados nos congestionamentos.
Economize CDs e DVDs
CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.
Tirei esses itens de uma lista bem maior que pode ser vista nesse link:
http://tv.pucsp.br/colab/2007/11/07/lista-de-atitudes-ecologicas/
Vale a pena ver tudo!
Uma atitude que eu nunca dispenso e que faço a muito tempo é a de separar todo o lixo reciclável. E, além disso, adoro utilizar embalagens pra criar peças lindas e úteis.
Tenho caixas e mais caixas de potes de sorvete, embalagens de leite e suco, potes de plástico, vidro, latinhas! Todas aguardando por uma oportunidade de se tornarem úteis. Já fiz algumas coisas com eles e aqui tem algumas fotos pra mostrar:
Com o pote de requeijão também dá fazer bastante coisa e já vi muitos lindos por aí.
E não podia falar de atitudes ecológicas e ecobags sem falar da minha amiga Júnia Izabel.
A Júnia faz ecobags com muito amor. Muitas podem ser vistas nos seus flickrs. Os endereços são:
http://www.flickr.com/photos/junia-izabel
http://www.flickr.com/photos/juniaizabel
http://www.flickr.com/photos/juniaizabel3
E pra fechar com chave de ouro, aqui vai uma idéia muito legal, tirada da revista do Professor Sassá pra reutilizarmos as embalagens de iogurtes. Achei lindos esses bichinhos! Aproveitem e lembrem-se das atitudes ecológicas!


















