Dia Mundial do Meio Ambiente!

Dia 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente! Mas será que temos o que comemorar??? Será que a maioria das pessoas tem atitudes ecológicas? Será que pra maioria das pessoas já "caiu a ficha" de que se cada um não fizer a sua parte, o mundo como conhecemos hoje não vai mais existir??? Vale aquela frase clichê que sempre ouvimos: Que mundo deixaremos pros nossos filhos e netos?

Eu mesma admito que poderia fazer muito mais pelo meio ambiente! Do banho mais rápido ao menor consumo de energia... Mas se é dificil tomar várias atitudes ecológicas de uma vez, pelo menos temos que tentar ir aos pouquinhos mudando nossos hábitos.

Pesquisei na internet uma lista de atitudes ecológicas... Coloquei algumas aqui! Embora muitas delas todo mundo esteja cansado de saber, não custa nada lembrar, né?

Tampe suas panelas enquanto cozinha
Parece óvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.

Cozinhe com fogo mínimo
Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.

Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez
Evite o o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc…

Compre um ventilador de teto
Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.

Use somente pilhas e baterias recarregáveis
É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.

Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético
Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).

Nunca é demais lembrar: recicle
Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).

Utilize uma sacola para as compras
Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.

Plante uma árvore
Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.

Ande menos de carro
Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.

Quando for trocar de carro, escolha um modelo menos poluente
Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Em cidades como São Paulo, onde no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes para ficar parados nos congestionamentos.

Economize CDs e DVDs
CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.

Tirei esses itens de uma lista bem maior que pode ser vista nesse link:
http://tv.pucsp.br/colab/2007/11/07/lista-de-atitudes-ecologicas/

Vale a pena ver tudo!

Uma atitude que eu nunca dispenso e que faço a muito tempo é a de separar todo o lixo reciclável. E, além disso, adoro utilizar embalagens pra criar peças lindas e úteis.
Tenho caixas e mais caixas de potes de sorvete, embalagens de leite e suco, potes de plástico, vidro, latinhas! Todas aguardando por uma oportunidade de se tornarem úteis. Já fiz algumas coisas com eles e aqui tem algumas fotos pra mostrar:







Quem nunca viu potes de sorvete decorados por aí? Com certeza não fui eu a primeira a ter essa idéia, mas depois que eu fiz, divulguei nos grupos e que o mesmo saiu na revista, foi uma verdadeira febre de potes de sorvete decorados com os mais diversos tipos de materiais, com as mais diversas técnicas, um mais lindo que o outro.

Com o pote de requeijão também dá fazer bastante coisa e já vi muitos lindos por aí.

E tem outras peças que fiz também, que vocês podem conferir no meu álbum Reutilização no flickr: http://www.flickr.com/photos/artemimos/sets/72157607083856261/
Outra coisa que tem bombado na net, são as ecobags. Existem muitas artesãs fazendo e cada uma mais linda que a outra. Quem não vai querer ter uma com tantas opções?

E não podia falar de atitudes ecológicas e ecobags sem falar da minha amiga Júnia Izabel.
A Júnia é uma das que sempre levanta a bandeira das atitudes ecológicas. Especialmente de utilizarmos ecobags ao invés dos tenebrosos saquinhos plásticos (que ela odeia abertamente, hehehehe), até a reutilização de tudo, até dos restinhos de linha.

A Júnia faz ecobags com muito amor. Muitas podem ser vistas nos seus flickrs. Os endereços são:
http://www.flickr.com/photos/junia-izabel
http://www.flickr.com/photos/juniaizabel
http://www.flickr.com/photos/juniaizabel3

E pra fechar com chave de ouro, aqui vai uma idéia muito legal, tirada da revista do Professor Sassá pra reutilizarmos as embalagens de iogurtes. Achei lindos esses bichinhos! Aproveitem e lembrem-se das atitudes ecológicas!


O www.artmimos.com mudou!

Quem tava acostumado a acessar o http://www.artmimos.com/ e dar de cara com o site cheio de fotos de trabalhos meus pode assustar ao entrar agora nesse blog.


Mudei o direcionamento do site aqui pro blog por achar que por aqui, vou conseguir me comunicar melhor com quem sempre visita meu site atrás de novidades!


Mas não se preocupem pois o site com fotos ainda existe do mesmo jeitinho... É só acessar:

http://www.flickr.com/photos/artemimos/


Vou continuar atualizando com todas as fotos de trabalhos e por aqui além de colocar fotos de trabalhos vou poder falar dos cursos, apostilas, revistas, TV e outras novidades.


Espero que gostem da mudança!



Bjos!

Coisas de menino!

Acho que um desafio pra nós artesãs é fazer e agradar os homens com presentes artesanais... Não acham???

Eu acho dificil e confesso que nem sempre consigo criar alguma coisa...

Mas esses últimos dias fiz algumas coisas para os meninos! :) E deixo aqui como sugestões para vocês que como eu, devem ter problemas na hora de criar algo para nossos meninos tão queridos!

Meus cunhados precisavam a tempos de um presente feito por mim! Dessa vez resolvi apostar nos times do coração e criei sachês pro carro com os símbolos de time.



















Os símbolos são aqueles bordados comprados pronto! Eu colei na frente dos corações feitos com feltro. Foi um sucesso!

E dá pra usar esses símbolos em outras peças como chaveiro, lixinhos pro carro, etc.

Outra boa pedida é apostar nos personagens que eles gostam tanto!

Como esse da foto! Ele se chama Java Duke e é mascote de uma linguagem de programação. Foi encomendado por um rapaz que é programador e adora esse mascoste.






















Alguns personagens podem ser dificeis de fazer! Mas com um pouquinho de paciência e dedicação dá pra criar peças bem interessantes!

Logo devo ter mais idéias pra presentear os meninos e compartilharei com vocês, ok?

Aliás quem quiser deixar comentários com sugestões também seria bem legal!

Bjos!






E a sorteada foi...

Tá atrasado eu sei!!! Prometi o sorteio pra sábado, mas só hoje deu pra fazer! :)

Então a felizarda que ganhou a revista do Atêlie na TV foi...

Paty Queiroga!!!

Paty, assim que possível envie seu endereço pra mim em PVT que essa semana mesmo envio a revista pra você!

Bjos, parabéns pra Paty e obrigada a todas que participaram!

Artesão do Ano!



Pra quem ainda não sabe estou entre os finalistas do Prêmio Artesão do Ano!

Só de estar entre os finalistas já é uma honra pra mim e já me deixa muito feliz.

Para o prêmio da Categoria Artesão do Ano e Revelação, qualquer pessoa pode votar. É só acessar o site:

http://www.artesaodoano.com.br/

Escolher o artesão nas duas categorias, preencher alguns dados e pronto!

Também vai ter os artesãos escolhidos pelo juri em categorias específicas. Nessa também estou concorrendo na categoria Feltro.

A premiação será dia 30 de junho durante a Mega Artesanal.

Uma novidade é que agora tem a foto do artesão, de peças que representam o seu trabalho e a resposta a pergunta: "Porque você acha que merece o prêmio Artesão do Ano?

Assim dá pra escolher bem e conhecer os concorrentes!

Votem e divulguem!


Presentear com amor!

Aprendi com minha mãe o prazer de presentear pessoas queridas. Desde criança fazia cartõezinhos de Natal e de aniversário pra presentear minha família e quando comecei a trabalhar, mesmo com um salário pequeno de estagiário, comprei lembrancinhas para os meus sobrinhos no Natal. Foi uma felicidade enorme! Não me esqueço desse dia!

Mas depois que comecei a fazer artesanato, descobri que presentear pessoas com peças feitas por nós mesmos é uma dádiva muito grande. É muito amor e carinho que vai em cada presente! Algo pra ser lembrado pra uma vida toda! Uma experiência muito boa que recomendo a todas as pessoas!


Desde que comecei a fazer artesanato sempre presentei as pessoas da minha família com peças feitas por mim, primeiro em decoupage e agora com feltro!

Nem sempre tinha tempo para fazer presentes para todos, mas hoje tive essa felicidade. Eram 5 aniversariantes e todos com presentes feitos por mim!

A festa de aniversário no final de maio, começo de junho é tradicional na minha família.
Fazem aniversário, meu cunhado Sílvio dia 19 de maio, meu cunhado Pedro e minha cunhada Vera em 31 de maio, meu pai em 1 de junho e minha irmã Patrícia em 3 de junho.


O mais legal é que esse prazer de presentear as pessoas com peças artesanais, feitas por nós, passou também pra outras pessoas da família.

Vejam os aniversariantes nas fotos com seus presentes artesanais.




















Cunhado Pedro e seu sachê do Corinthians. Meu pai Francisco e seu sachê e lixinho pro carro de ursinho. Na outra foto, minha irmã Patrícia com Nossa Senhora Aparecida, a girafa feita pela minha irmã Cristina, com a camiseta feita pela minha cunhada Vera e o cachecol feito pela minha mãe Nelly.
A minha cunhada Vera com o vasinho de rosas e o alfineteiro de joaninha feito pela minha irmã Cristina, o pote decorado feito por mim e o cachecol feito pela minha mãe. E por fim meu cunhado Sílvio com o sachê do Santos.



Vocês podem ver pelas fotos que foram vários os presentes artesanais feitos por pessoas diferentes! Coisa boa, né?

Em alguns casos a emoção é tanta que não dá nem pra conter o choro, né maninha?






















Paty, desculpa por essa foto! Mas achei que essa foto expressa muito a mensagem que quero passar. A de baixo estamos bonitinhas!!!! hehehehe


















E como na família sempre tem muita bagunça, porque não aprontar com os presentes também?




















É ótimo ver a carinha de felicidade de cada um né?


E é isso! Fica a mensagem! Presenteiem pessoas queridas! Expressem seu amor por elas! Se puderem dar algo feito por você mesmo, não vão se arrepender!
Já dizia Cora Coralina: "Nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas"

A foto da maioria das peças feitas pra presentear podem ser vistas no meu flickr:
http://www.flickr.com/photos/artemimos/

Hoje vocês puderam conhecer um pouquinho da minha família nesse post. Outros posts como esse vão aparecer por aqui, pois minha família é parte da minha vida e é muito importante pra mim. Então escrever sobre eles vai ser comum!


Bjos, bom fim de domingo!

Apostilas!!!

Tenho diversas apostilas de artesanato em feltro!!!

Todas as minhas apostilas, tem passo a passo com fotos coloridas, passo a passo dos pontos de costura e bordado utilizados, dicas e moldes em tamanho natural. Eu vendo na versão impressa e encadernada, em CD e também por e-mail!

A idéia é criar cada vez mais apostilas, dos mais diversos temas!

Para conhecer todas as apostilas, saber maiores detalhes, preços, etc visitem a lojinha virtual: www.artemimos.tanlup.com