Programa Sabor de Vida!

O último programa Sabor de Vida que participei foi muuuito especial! Foi no dia 19 de agosto!

Aconteceram algumas coincidências, que a Bete chamou de presentes de Deus e foram mesmo!

Eu fui apresentar o os fantoches do Saci e da Iara e lá descobri que no mesmo dia, ia passar uma matéria sobre Piranguinho - MG, a terra do pé de moleque e que o entrevistado seria o Celso Pan. E o que tem de especial nisso???

Piranguinho é a terra natal do meu marido Leandro Reis. Ele não é nascido lá, mas toda a família dele é! E a maioria ainda mora lá! O pai, tios, primas, primos, Vó! Então fiquei emocionada quando vi a cidade na telinha e alguns rostos conhecidos! São todos muito especiais pra mim!
Bjos pro povo de Piranguinho!!!

E o Celso Pan é meu primo! Ele é o cabeça da Cia Bola de meia, que eu sou muito fã!!!! Eles tem um trabalho de cultura popular aqui na região, especialmente com crianças!
Vale a pena conhecer: http://www.ciabolademeia.org.br/
Bjos pra todos do Bola de meia!

Por isso o programa foi especial e foi um presente! Eu adorei! Foi um presente pro meu aniversário que está chegando! :)

Obrigada ao Sabor de Vida por fazer programas tão bons e especiais! Estão todos de parabéns!
Bjos pra família Sabor de Vida!!!

Abaixo algumas fotos do programa!!!


Bastidores!!! Os camêras em cima pra pegar todos os detalhes!


Eu explicando e a Bete prestando muita atenção!!!


Eu e a Bete já no finalzinho! Adorei essa foto!

No Sabor de Vida hoje (19/08)!!!

Essa semana é a semana do folclore e pra comemorar estarei no programa Sabor de Vida da TV Aparecida ensinando a fazer dois fantoches de personagens do nosso folclore: Saci Pererê e Iara.




Não percam! O programa começa as 15:20!

Pra saber como sintonizar na TV aberta e na parabólica é só acessar: http://www.tvaparecida.com.br/cobertura_sinal.php

Pra quem tem SKY o canal é o 24. E por fim, quem não tiver como assistir pela TV pode tentar esse link da net: http://www.ligg3.com.br/tv/ao_vivo/tv_aparecida.htm

Não é sempre que funciona, mais não custa tentar, né?

Muita gente conhece as lendas ao redor desses personagens, mas pra relembrar e divulgar, segue abaixo um resumo dessas lendas:

Saci Pererê

A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele.
Seu nome no Brasil é de origem Tupi Guarani. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno.

Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos. Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa.
Diz também a lenda, que os Sacis nascem em brotos de bambus, nestes eles vivem sete anos e após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.

O Saci é conhecido como um moleque que apronta muitas travessuras, tais como: quebrar os ovos das galinhas, tira leiter da vaca, fazer a comida queimar, trançar o rabo dos cavalos, esconder objetos, entre outros...

Iara

Também conhecida como a “mãe das águas”. De acordo com a lenda, de origem indígena, Iara é uma sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos.
A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto.
As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam.
Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.

Origem da personagem
Contam os índios da região amazônica que Iara era uma excelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiava muito. Certo dia, os irmãos resolveram matar Iara. Porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa.
Após ter feito isso, Iara fugiu para as matas. Porém, o pai a perseguiu e conseguiu capturá-la. Como punição, Iara foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.

-----

E como não podia deixar de ser, abaixo os moldes, lista de materiais e passo a passo dos dois fantoches! Pra imprimir os moldes do tamanho correto, basta que cada uma das partes (são 5), fique do tamanho da uma folha A4.

Divirtam-se e qualquer dúvida, entrem em contato pelo e-mail: pripri.cunha@gmail.com

Fantoche do Saci



Materiais:

Feltro nas cores preto, vermelho, branco, bege e laranja
Linhas de ponto cruz nas mesmas cores do feltro
Enchimento
Cola quente
Agulha
Alfinetes

Passo a Passo:

1-) Corte as peças de acordo com o molde. Atenção que a parte de trás do saci não deve ter a perna.
2-) Borde o risco da boca nos lábios do Saci com linha preta e ponto atrás.
3-) Aplique a brasa no cachimbo com ponto palito e depois costure as duas partes do cachimbo com ponto caseado.
4-) Cole o short e o gorro no Saci com cola quente. Cole com atenção pois a parte da frente de trás devem ficar na mesma posição.
5-) Aplique a boca no rosto do Saci com ponto palito
6-) Una as duas partes com ponto caseado. Costure apenas as laterais. A parte de baixo deve ficar aberta!
7-) Faça um fuxico para o nariz e encha
8-) Cole o nariz, os olhos e o cachimbo com cola quente

Fantoche da Iara




Materiais:

Feltro nas cores pele, preto, verde claro, laranja e branco
Linhas de ponto cruz nas mesmas cores do feltro
Retalhos de tecido
2 miçangas
Cola quente
Agulha
Alfinetes

Passo a Passo:

1-) Corte as peças de acordo com o molde.
2-) Borde a boca e o nariz da Iara com ponto atrás
3-) Cole a cauda e a ponta da cauda com cola quente. Cole com atenção pois a parte da frente e de trás devem ficar na mesma posição.
4-) Una as duas partes com ponto caseado. Costure apenas as laterais. A parte de baixo deve ficar aberta.
5-) Cole os cabelos no rosto da Iara com cola quente
6-) Una as duas partes do cabelo com ponto caseado
7-) Faça dois fuxicos com 10cm de diâmetro e coloque uma miçanga no meio
8-) Faça uma flor de fuxico
9-) Cole os olhos, a flor de fuxico nos cabelos e os fuxicos redondos no corpo.

Toy Art!

Os monstrinhos vão invadir a Arte & Mimos!

AGUARDEM!!!!




Mudei minha logo!

Muitos de vocês já devem ter percebido que mudei meu logotipo! Já taí no topo do blog, faz uns dias!
.
Mudei porque a imagem que eu usava não era minha e a gente deve ter muito cuidado com as imagens que achamos na net porque nunca sabemos quem fez, etc!
.
Então apresento a vocês o novo logotipo da Arte & Mimos!
.
.
Foi feito exclusivamente pra mim pelo Rafael, designer de logotipos, desenhista, desenvolvedor de sites, faz de tudo um pouco como ele mesmo diz! Ele mora aqui em São José dos Campos, mas como a net não tem barreiras pode atender pessoas do Brasil todo!
.
Então se está precisando de um logotipo, um desenhinho bonitinho pro seu cartão de visitas, alguém pra desenvolver seu site, por um precinho bem camarada, entre em contato comigo, que eu passo pro Rafael, ok?
.
E a pergunta que não quer calar é: E aí gostaram do novo logotipo???
Eu amei! E o Rafa fez tão rapidinho!!!!
.

Bjos em todos! Boa semana!